A direção da Braskem informou, na tarde desta segunda-feira (23), que vai ter um laudo conclusivo e apresentá-lo até o início da próxima semana. Os técnicos da empresa terão uma semana para investigar as verdadeiras causas dos rompimentos de tubulações na Unidade de Cloro Soda e compilá-las no documento. Por medida de segurança, a produção neste setor está paralisada. A rotina somente retorna ao normal quando for atestado que há segurança para os trabalhadores e para a população.
Em entrevista à imprensa, o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas, Adriano Augusto, divulgou que houve falha durante o processo de produção. Entretanto, não apontou qual seria a causa desta suposta falha. Técnicos de outros Estados vêm a Alagoas para ajudar na apuração do que provocou os acidentes.
A Braskem deverá ser multada. O valor será definido nesta terça-feira (24), durante reunião com membros do Apel (Awareness and Preparedness for Emergency at Local Level).
Nos corredores da Braskem ainda há muitas hipóteses. A direção encaminhou notas à imprensa e também reuniu representantes dos funcionários para informar como aconteceu o acidente. O caso ganhou repercussão, inclusive, na imprensa nacional.
Funcionários contaram para a reportagem de Ojornalweb que o clima na empresa é de tranquilidade, apesar do assunto do momento ser os dois acidentes.
A direção confirma que nesta madrugada houve um rompimento numa das linhas de tubulação da Unidade Cloro Soda da Braskem. Cinco operários da empresa terceirizada Mills que montavam andaimes foram atingidos com o produto. Mas, a empresa garantiu que não houve, de fato, vazamento de cloro, como ocorreu no sábado e dezenas de pessoas, entre elas moradores do Prado, passaram mal e foram atendidas no Hospital Geral do Estado (HGE).
De acordo com os funcionários, os operários tentavam solucionar o vazamento ocorrido no dia anterior, quando foram surpreendidos com o rompimento. Eles foram atendidos por paramédicos da própria empresa e conduzidos, posteriormente, para o HGE. Alguns deles passaram por cirurgias, conforme boletim médico divulgado pela unidade hospitalar. Dois deles estão em estado grave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário