Caminhos

terça-feira, 24 de maio de 2011

Brasil é prioridade na estratégia de mobilidade da Microsoft

O Brasil ganhou papel relevante na estratégia da Microsoft para recuperar o seu lugar no mundo da mobilidade. Tanto que o país será o primeiro no mundo a sediar um Centro de Excelência para o Windows Phone, sistema operacional para dispositivos móveis, fora dos Estados Unidos.

"Não estamos chegando cedo nem tarde. Vamos aproveitar o potencial de usuários de smartphones que o mundo possui e o Brasil particularmente", afirmou Kevin Turner, COO da Microsoft, em evento realizado nesta terça-feira, 24/05, na capital paulista, para a apresentação do Windows Phone 'Mango', ao ser indagado sobre a distância para os rivais Android, do Google, e iPhone, da Apple.

"O futuro do Windows Phone está no Brasil", sentenciou ainda Turner, durante a coletiva de apresentação do Windows Phone "Mango" - nova versão do windows phone 7 - que estará disponível para o consumidor até o final do ano. A importância do país - além de contar com a presença do executivo - também pode ser reforçada com a própria estratégia de apresentação do sistema operacional - com cerimônias em Nova York, Londres e São Paulo.

Apesar de estar bem atrás dos rivais - perdeu, inclusive participação de mercado no primeiro trimestre, de acordo com o Gartner, ficando com apenas 3% do market share - a Microsoft joga suas fichas na nova versão do windows Phone para recuperar o fôlego.

"Estimativas das consultorias nos colocam na segunda posição no jogo mundial de sistemas operacionais móveis em 2015. Estamos trabalhando para chegar a essa posição e teremos a Nokia como uma grande parceria", salienta Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor de Consumo&Onine da Microsoft Brasil.

Além disso, como Brasil ganhou uma especial atenção na estratégia, a MS também acredita no forte potencial de usuários no país - que também em 2015 deverá ser o quinto maior mercado de celulares do mundo. "Ainda se tem muito espaço para vender smartphones aqui no Brasil", completa Kevin Turner.

Para ganhar mercado no Brasil, a Microsoft aposta na parceria com os fabricantes de celulares - Samsung, LG e HTC - para chegar às operadoras. Os celulares Nokia com Windows Phone só devem estar disponíveis em 2012.

"Quem negocia com as teles são os fabricantes. Quem vai demandar o nosso sistema operacional será o consumidor. Ela é integrada. É multiplataforma e tem as características dos nossos produtos. Queremos mais aliados e vamos chegar nos negócios das operadoras", diz Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil. Os executivos, no entanto, não quiseram antecipar se os smartphones com Windows Phone estarão disponíveis antes do Natal - o melhor período de venda de terminais no país.

Para reforçar essa aposta no Brasil, a Microsoft, em parceria com o Instituto Eldorado, criou o Centro de Excelência para Windows Phone no Brasil. A ideia é aproximar a plataforma dos desenvolvedores brasileiros de aplicativos. A nova unidade será interligada aos 17 Microsoft Innovation Center (MICs) já ativos no país.

"O desenvolvedor é um ponto estratégico para a consolidação da nossa atuação no mercado móvel. Tanto que, hoje, já repassamos 70% da receita para o desenvolvedor. Hoje temo 17 mil aplicativos desenvolvidos para a nossa plataforma. Queremos muito mais", complementa Osvaldo Barbosa de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

M?R