Caminhos

quarta-feira, 27 de abril de 2011

"Não rastreamos nossos usuários", diz Jobs sobre polêmica de privacidade no iPhone

Após uma semana de polêmica, a Apple divulgou nesta quarta-feira (27/04) sua posição sobre recurso de rastreamento usado em iPhones e iPads. A empresa negou que estaria rastreando a localização de seus usuários. A Apple admitiu, porém, que há falhas no sistema de rastreamento do iOS, sistema usado nos aparelhos.
Em entrevista ao Wall Street Journal (em inglês), Steve Jobs, fundador e CEO da empresa, reafirma a posição da empresa. "Não rastreamos nossos usuários. As informações contidas no arquivo, como explicamos, são obtidas a partir de milhões de iPhones e enviadas de modo anônimo", afirmou o executivo.
Na entrevista, Jobs enfatiza que a Apple não tem como identificar qual usuário de iPhone enviou determinada informação de localização. Os dados são coletados apenas para aprimorar os serviços de rede da empresa e não podem ser vinculados a um determinado usuário. Além disso, segundo a empresa, as informações de localização não são dos aparelhos, mas sim de redes Wi-Fi e torres de transmissão próximas ao local em que o usuário está.
Jobs afirma ainda que a Apple comparecerá ao Congresso americano, que pediu esclarecimentos sobre o assunto. "Eles nos pediram para ir e, claro, iremos", disse o executivo.
Entenda o caso
A polêmica sobre o suposto rastreamento de usuários do iPhone e iPad começou na semana passada, quando os pesquisadores Allastair Allan e Pete Warden fizeram uma apresentação em que mostraram que o iPhone e o iPad (em suas versões 3G) estariam armazenando até um ano de localização de seus donos em um arquivo, chamado consolidated.db.
O arquivo não tinha qualquer proteção de segurança (criptografia) e podia ser acessado tanto nos aparelho móveis quanto nos computadores aos quais eles fossem conectados.
Posteriormente foi revelado que o recurso já era conhecido há alguns meses e até mesmo usado por autoridades policiais para investigar crimes. Ainda assim, o fato de que a Apple teria armazenado esse volume de informações de forma insegura fez com que a empresa fosse alvo de críticas de autoridades públicas.
Falhas no iOS
Hoje, a Apple admitiu que falhas no iOS teriam causado o problema. Mas afirmou que os dados armazenados não eram dos aparelhos, e si de redes Wi-Fi e torres de transmissão próximas. No entanto, a empresa admitiu falhas no iOS e afirmou que ele receberá uma correção.
A atualização do sistema vai proteger o arquivo de rastreamento de dados e reduzir o tempo de armazenamento das informações para sete dias. Também será corrigida uma falha que fazia com que os aparelhos guardassem a localização dos usuários mesmo quando eles desabilitavam esse recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

M?R