A Comissão Europeia, órgão executivo EU (União Europeia) recebeu bem a iniciativa conjunta do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, e do presidente francês, Nicolas Sarkozy, que prevê restrições à livre circulação de pessoas no território europeu conhecido como “Espaço Schengen”. Segundo Olivier Bailly, porta-voz do órgão, a carta enviada pelos dois chefes de governo está "no caminho certo".
Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (27/04), Bailly definiu a proposta como positiva e destacou que ela evidencia "um espírito de cooperação que é a essência do Tratado de Schengen".
Ontem os dois líderes se reuniram em Roma para abordar temas de interesse comum, entre eles a emergência imigratória causada pelo alto número de pessoas que tem fugido dos países do norte da África por conta dos conflitos políticos locais.
Ao fim do encontro, Berlusconi e Sarkozy assinaram um documento para ser enviado à Comissão Europeia, no qual é solicitada uma maior cooperação na questão imigratória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário